quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Leiam, Importante para emagrecer !


Independentemente do desejo e da real necessidade de ter um peso saudável, quando se perde peso, deve ganhar-se saúde. E se a saúde física é importante não o é menos a saúde mental. Aliás, a Organização Mundial de Saúde define-a como "um estado de completo bem-estar, físico, mental e social e não apenas a ausência de doença". Por isso não se deve perder peso de qualquer maneira e a qualquer preço. Não basta emagrecer, é necessário fazê-lo de modo a não comprometer a ingestão de nutrientes essenciais, a fome e a saciedade. E por muito que custe a acreditar, um plano de emagrecimento (adequado) contém, muitas vezes, maiores quantidades de comida do que as que se consomem habitualmente. Mas seguramente menos calorias!

Dietas de fome são contranaturais, acreditem. Se fizerem alguma dieta em que sintam fome física, não apetite (que é o desejo por certos alimentos), ou em que percam mais do que um quilo por semana, certamente virão a sofrer, mais cedo ou mais tarde, de compulsão alimentar e recuperarão rapidamente o peso que tinham perdido.

A quantidade de alimentos ingerida é a principal responsável pela saciedade, uma vez que o cérebro só nos dá a sensação do estômago estar cheio quando o nervo vago, existente na sua parede, é estimulado por aumento do seu volume. E, muitas vezes, não se emagrece mesmo quando se reduz as quantidades de comida porque as calorias não foram reduzidas! Por exemplo, as famosas, ou melhor, famigeradas dietas à base de cozidos, grelhados e saladas nem sempre conduzem aos resultados esperados. Porquê? Porque os cozidos (tirando o tradicional cozido à portuguesa...) são habitualmente sensaborões por não levarem qualquer tempero a não ser o azeite no prato. As saladas, vulgarmente confundidas com salada de alface, são generosamente regadas com esse óleo de azeitona, maravilhoso, porém, muito calórico. É preciso não esquecer que os legumes são pouco calóricos mas não nascem temperados...

Resumindo, quer o azeite quer as outras gorduras utilizadas em culinária, óleos, margarinas ou banha têm uma elevada densidade energética o que equivale a dizer que basta uma pequena quantidade para se ingerirem muitas calorias. Uma colher de sopa de azeite, que se deita com a maior das facilidades sobre uma posta de peixe ou uma batata, equivale a cerca de uma chávena de arroz, massa ou leguminosas cozidos, e tem um valor calórico semelhante ao de um pão de 40-50 g. O volume que ocupa no estômago é que é substancialmente menor!

Pelo que acabei de referir, fácil é perceber que as gorduras e os alimentos que as contêm engordam muito, eu diria mesmo que são os que contribuem mais para o aumento de peso. Mas não devem ser eliminadas, pois são nutrientes essenciais ao bom funcionamento de células, tecidos e órgãos.
Pessoal isso é muito importante as vezes deixamos de emagrecer nao pq diminuimos a comida, mais por comer errado,comece a observa o que vc coloca no prato, cuidado com molhos e temperos de salada.

Beijos.

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa. O cardápio achei bom. Só senti falta de um verdinho (alface e afins). Azeitona tome cuidado pq uma só é cheia de sódio que incha. Fique esperta com as 'roubadinhas' no lanche deles. Nesse ponto tenho q me policiar pq mesmo pouquinho tudo deles é beeem calórico.
    Parabéns amiga! Tô na torcida e vou sempre dar uma passadinha aqui pra me atualizar pois muito me interessa!
    Bjs!
    Ádi

    ResponderExcluir